Rede Noticias

Passagem ao 1,00 real ilusão ou apenas um modo de aumentar o IPTU da cidade!!??

População macaense vive momento que sempre sonharam passagem de ônibus a 1,00 real, mais sempre com uma atrás, população teme, em Macaé tudo que os governantes da cidade “dão de graça”,sempre o povo sai perdendo,será que vai continuar este preço, ou vão aumentar a passagem da região serrana, rumores que a passagem geral da cidade venha chegar a 3,00 reais, ou da região serrana possa ser 3,00 reais e de mais locais a 1,00 real; acreditamos no nosso novo prefeito, esperamos que ele venha fazer por nós população macaense o que outros não fizeram isso o lado bom, pois se for para ampliar coisas ruins melhor deixar como estar!

Autor:macnoticias

Mãe de homem acusado de estupro de turista: ‘Preferia que ele tivesse matado’

Rafael Soares
 
A mãe de Jonathan Souza, acusado de ter estuprado pelo menos três mulheres desde fevereiro, ainda não perdoou seu filho pelos crimes, que o próprio já confessou. A mulher passou toda a tarde desta terça-feira na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), onde foi visitar o filho. Segundo ela, Jonathan passou por mudanças profundas a partir do mês de fevereiro, quando conheceu Carlos dos Santos, outro acusado de ter estuprado uma turista dentro de uma van em Sâo Gonçalo.
- Ele começou a andar com as pessoas erradas. Não eduquei meu filho para isso. Sempre quis matar as pessoas acusadas de estupro que via na TV. Agora vi meu próprio filho. O que eu faço? Preferia que ele tivesse matado - disse a mulher, entre lágrimas.
Jonathan é o mais velho de quatro irmãos. Ele sempre trabalhou como motorista, seja de transporte alternativo ou fazendo frete. Desde o início do ano, trabalhava alugando a van usada no crime para levar passageiros em Niterói e São Gonçalo nos fins de semana. O homem é casado e tem um filho de quatro anos. Sua mulher está grávida de três meses de outro bebê.
Da esquerda para a direita: Jonathan, Carlos Armando e Wallace
Da esquerda para a direita: Jonathan, Carlos Armando e Wallace Foto: Márcio Alves / O Globo

- Ele era um bom filho e bom pai. Há dois meses começou a beber e se afastou da mulher. Alguma coisa aconteceu - contou a mãe, que tem esperança que a prisão possa recuperar seu filho: - Prefiro ele vivo no presídio do que morto aqui fora.
Jonathan também foi reconhecido como autor do crime de estupro por outras duas vítimas, além da turista americana. Uma jovem de 18 anos e uma turista de Saquarema também registraram ocorrência contra o jovem. Em todos os casos, o suspeito usou uma van para praticar o crime.

Editado por jornal extra online


Reunião de Segurança Pública mostrou a vontade dos envolvidos em formalizar o Conselho Comunitário de Segurança Pública

O tradicional Café Comunitário da Polícia Militar de Macaé, realizado em  conjunto com a reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCSP), ocorreu na manhã desta quarta-feira (27), na sede do 32º Batalhão de Polícia Militar - BPM.
Representantes da sociedade civil, privada, atores da segurança pública local se reuniram para tratar sobre o assunto: Segurança Pública. Cada participante deu sua contribuição apontando localidades com maior índice de criminalidade e dando sugestões de melhoria no setor.
Na oportunidade, o presidente do CCSP, Marco Maia falou sobre a vontade e necessidade de formalizar o órgão, criando comissões presididas por conselheiros. “Precisamos nos organizar. Se criarmos comissões isoladas, as reuniões do conselho serão mais eficientes, pois os conselheiros das comissões trarão para a reunião as demandas já selecionadas”, explicou.
O advogado, Edgar, que esteve representando a OAB/Macaé, compartilhou da opinião do colega. “Sou a favor da formalização do Conselho. Esse trabalho através das comissões trará o reforço e informações ao Conselho. O CCSP, através de documentação, tem força de pedir uma resposta mais urgente das demandas relacionadas à segurança pública perante aos órgãos superiores”, disse Dr. Edgar, participante assíduo das reuniões.
Maia ressaltou que CCSP/Macaé será o primeiro conselho do estado a criar comissões especiais para definir os critérios e diagnosticar a segurança pública local.
Para que todos entendam, o CCSP é um órgão de deliberação, voltado para a dinamização da gestão da segurança pública, contribuindo para a integração e a articulação entre os diversos órgãos que fazem a segurança, bem como para a transparência da ação governamental nesse campo. Essas reuniões têm como objetivo reunir representantes da sociedade civil e autoridades civis, para ouvir, identificar e planejar soluções para as problemáticas existentes na cidade relacionadas ao setor.
Para denunciar algum delito, crime, extorsão, entre outros, o CCSP criou um email da ouvidoria de segurança - ouvidoria.ccsp.macae@gmail.com . De acordo com Maia, neste endereço eletrônico, o cidadão relata seus reclamos, exemplo: caso de perturbação da ordem pública, dentre outros problemas. “A identidade do informante é mantida em pleno sigilo. Essa é mais uma ferramenta, segura, para o cidadão denunciar e de proteger sua autoria”, ressaltou.
Segundo o presidente, desde a primeira reunião, quando o email tornou-se público, várias denúncias foram registradas e devidamente solucionadas.
Iniciativa aprovada por empreendedores
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Luis Henrique Fragoso, parabenizou a iniciativa da reunião. “Vejo uma luz no final do túnel. Parabenizo o presidente pela iniciativa, pois como voluntário você vem contribuindo com o município, colocando à disposição toda sua experiência no ramo de segurança. Comprometo-me a ajudar no que for preciso, já de imediato, postarei no site da CDL o email da ouvidoria”, sugeriu.
O diretor da empresa de Construção Civil, Construeuro, Alber Burnier aplaudiu a iniciativa. “Achamos importante reuniões que tratam de segurança, ainda mais com a presença da sociedade civil e instituições privadas. Estamos à disposição e queremos contribuir com a comunidade, já que é aqui que nossa empresa presta serviço, devemos sim colaborar. A Construeuro já entregou 4 prédios e mais 5 estão sendo construídos. E temos mais planos para o município. Portanto, temos o interesse de que a segurança local esteja em dia, assim como a saúde, educação e outros setores que contribuem com a qualidade de vida das pessoas”, concluiu. 
Autor: Bertha Muniz/ berthamuniz@odebateon.com.br
Foto: Bertha Muniz

Barra de Macaé tem apresentado índices insatisfatórios nos últimos meses

Por mais que o jornal O DEBATE relate a importância da população ficar atenta a questão da balneabilidade no município, ainda é possível ver pessoas se arriscando em locais onde os índices são insatisfatórios. Essa semana a equipe de reportagem flagrou jovens pegando onda na Praia da Barra de Macaé, local que vem apresentando péssimos resultados nos últimos meses.
Essa cena pode ser presenciada com frequência no local, que carece de áreas de lazer. O mesmo problema já foi mostrado pelo jornal no ano passado, só que dessa vez na Imbetiba. Crianças, jovens e adultos, dezenas de pessoas se divertiam e colocavam em risco a saúde, ignorando a espuma escura formada pelas ondas do mar. Geralmente, nem mesmo as placas alertando os banhistas são suficientes para impedir que eles entrem nessas águas.
Apesar de não significar que a pessoa irá ficar doente ao se banhar nessas praias, as águas que não apresentam bons índices de condição para banho são as principais responsáveis pela contaminação de doenças como diarreia infecciosa, gastroenterite, hepatite A, cólera, febre tifóide, doenças da pele e outras patologias causadas por bactérias, vírus e parasitas encontrados nessas águas. O risco se torna maior em crianças, como na situação flagrada, que muitas vezes ingerem a água poluída ou banhistas que possuem algum tipo de ferida pelo corpo.
Diante disso, é importante que a população esteja atenta aos índices de balneabilidade no município. Para alertar os banhistas, a Prefeitura disponibiliza placas em pontos estratégicos para informar os frequentadores.
De acordo com o último relatório apresentado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com base nos dados laboratoriais consolidados entre os dias 10 de dezembro de 2012 e 6 de março deste ano, as praias próprias para banho são as dos Cavaleiros, Campista, Pecado e Lagomar (44%). Ao contrário do Lagomar que é pouco frequentado por conta de ser uma praia com fortes ondas, as outras são consideradas as mais frequentadas da cidade, atraindo banhistas e surfistas.
Já na Barra, Imbetiba, Barreto, Forte e Aeroporto a situação não é nada satisfatória. O banho nesses pontos deve ser evitado. Ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos resultados, dessa vez a cidade apresentou novamente um número maior de praias reprovadas (56%).
Outro ponto em que o Inea vem realizando os exames laboratoriais, a Lagoa de Imboassica,  após vários boletins reprovados, apresentou pela primeira vez nos últimos meses a água própria para o banho. Tal situação é atípica, pois, apesar dos investimentos nos últimos anos, a lagoa ainda sofre com o despejo constante de esgoto in natura.
A metodologia de medição aplicada é composta por, no mínimo, cinco análises feitas em cada ponto. De acordo com Resolução Conama nº 020, pelo menos 80% das amostragens devem estar próprias para a praia ser liberada para o banho. Entre as análises, está a de quantidade de coliformes fecais, que indica se a água foi contaminada com esgoto.
O Inea aconselha a todos que evitem tomar banho de mar até nas praias com bons índices, nas 24 horas após as chuvas. De acordo com o órgão, essas mudanças climáticas podem interferir na qualidade da água.


Autor: Marianna Fontes/ marifontes@odebateon.com.br
Foto: Kaná Manhães


Comentários

Postagens mais visitadas